Melhor Treino, Melhores Cidadãos

O 7º Congresso da Confederação de Treinadores de Portugal terminou este domingo, 2 de junho, na Cidade Europeia do Desporto 2019 – Portimão. O último dia contou com 4 Conferências de Componente Geral, juntando Treinadores de todas as Modalidades, no Portimão Arena.

Sérgio Ibáñez, Professor na Universidade de Extremadura, em Espanha, abriu o dia às 9h30, com a 3ª Conferência do evento, sobre "Métodos de controlo no Treino".

A 4ª Conferência, intitulada Moniz Pereira, arrancou às 10h15 com transmissão Streaming na página de Facebook da Confederação de Treinadores de Portugal. Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores, foi o moderador do debate sobre o PNFT - Programa Nacional Formação de Treinadores, que contou com os convidados Abel Figueiredo (REDESP), Isabel Mesquita (FADUP), António Vasconcelos Raposo (Treinador), Paulo Cunha (Universidade Lusófona) e Mário Moreira (IPDJ - Diretor do Departamento de Formação e Qualificação).

© ALC

 

Durante os trabalhos deste domingo, foi assinado um Protocolo de Cooperação entre a Associação de Treinadores de Futebol de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, no âmbito da Confederação Lusófona de Treinadores.

Seguiu-se a 5ª Conferência, intitulada “Desenvolvimento de competências psicológicas nos Treinadores”, apresentada por Ana Ramirez, Responsável da área da Psicologia na Direção de Medicina Desportiva do Comité Olímpico de Portugal.

Jorge Braz, Selecionador Nacional de Futsal, foi o preletor da 6ª e última Conferência de componente geral do Congresso. O Treinador explicou à plateia “Como preparar uma equipa para ser campeã europeia: Visão estratégica de desenvolvimento - Planeamento, liderança e comunicação do treinado”.

 

Declarações:

Sergio Ibañez - Professor na Universidade da Extremadura (Espanha)

“A minha palestra abordou diferentes metodologias de controlo de treino. Atualmente, há uma grande influência das novas tecnologias e os treinadores devem saber utilizar as mesmas para esse efeito. Mas também há muitos treinadores que não têm dinheiro para comprar esses materiais que são muito dispendiosos. No entanto, há metodologias semelhantes que podem fornecer a mesma informação, para que os treinadores possam utilizá-la na sua prática desportiva diária. Há metodologias de controlo de treino que não exigem tantos recursos.”

 

Ana Ramirez - Responsável da área da Psicologia na Direção de Medicina Desportiva do Comité Olímpico de Portugal

“O Desenvolvimento de competências psicológicas nos treinadores é, para mim, uma das áreas que eu considero mais importantes. Ou seja, tradicionalmente fala-se muito das competências dos atletas para a performance e todo o processo é muito focado nos atletas. Esquecemo-nos, de facto, do maestro. E o maestro é o treinador, que tem de gerir múltiplos fatores que estão a acontecer em todo o processo desportivo: o atleta, a equipa e ele próprio. Portanto, é claramente uma das áreas que eu acho que tem de ser colocada em cima do palco para os treinadores aproveitarem e se encararem a eles próprios como atletas de alto rendimento.”

 

Jorge Braz – Selecionador Nacional de Futsal

“Eu penso que o 7º Congresso da Confederação de Treinadores refletiu sobre a importância das nossas competências como Treinadores. Com esta diversidade, proporcionar esta discussão, acho que foi muito positivo. Esta riqueza, com treinadores de tantas modalidades individuais e coletivas, pensar em conjunto, acho que é fantástico, é extremamente positivo para melhorar comportamentos futuros. Isso é essencial.”

 

Pedro Sequeira - Presidente da Confederação de Treinadores

“O balanço deste Congresso é fácil de fazer. Do que ouvi, as coisas que as pessoas mais apreciaram, foi o ambiente, a possibilidade de poderem estar em conjunto e partilhar ideias. Esta diversidade é muito importante para os treinadores poderem evoluir. Um segundo aspeto, o qual estou muito agradecido, é o facto de os treinadores terem arranjado forma de vir ao Congresso para partilharem, enquanto preletores, as suas experiências, apesar da sua agenda cheia de treinos e competições. Os agentes desportivos, os árbitros, os atletas, os dirigentes, também estiveram aqui presentes como preletores. Portanto, tudo isso fez com que a atmosfera fosse muito interessante. Os Workshops também foram uma mais-valia. As pessoas não sabem, mas as associações de treinadores vieram todas em regime de voluntariado, os órgãos sociais também se deslocaram a Portimão com muito entusiasmo e arranjaram colegas para participar. Portanto, tudo isso me deixa muito satisfeito.”


 

O primeiro dia do 7º Congresso da Confederação de Treinadores de Portugal cumpriu-se este sábado, dia 1 de junho, em Portimão – Cidade Europeia do Desporto. O único Congresso que reúne Treinadores de todas as Modalidades, arrancou às 10h00 no Portimão Arena.

A Presidente da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República – Edite Estrela, a Presidente da Câmara Municipal de Portimão – Isilda Gomes, o Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal - Pedro Sequeira e o Presidente da ACES Portugal – Nuno Santos, subiram ao palco do Auditório do Portimão Arena para a Cerimónia de Abertura.

Seguidamente, a Confederação de Treinadores de Portugal homenageou António Vasconcelos Raposo, Treinador e Autor de vários livros na área da Metodologia do Treino Desportivo. Tal como é habitual nestes momentos de homenagem no Congresso dos Treinadores, Vasconcelos Raposo sucede a Teotónio Lima e Moniz Pereira, dando o seu nome a uma das Conferências do evento.

Deste modo, a 1ª Conferência de componente geral, realizada pelas 10h30, foi intitulada Vasconcelos Raposo, tendo como tema “O Treinador na perspetiva de…”, moderada por Carlos Diniz, com os convidados Inês Henriques (Atleta), Fernando Rocha (Dirigente), Gonçalo Guimarães (Jornalista) e Duarte Gomes (Árbitro).

A 2ª Conferência do dia, com o nome de Teotónio Lima, começou pelas 11h30. Mónica Jorge (Diretora para Futebol Feminino da Federação Portuguesa de Futebol e Membro da Direção Executiva) foi a preletora do tema “O Futuro é Feminino!”.

© ALC

A partir das 14h30, realizaram-se 13 workshops de diferentes modalidades:

Andebol – “O treino do guarda-redes” lecionado por André Teixeira e Tino Sousa;

Basquetebol – 3 Preleções distintas apresentadas pelos Treinadores Daniel Brandão e Pedro Dias;

 Formação Contínua de Treinadores (CCPFC) – “Treino de Força Integrado na Educação Física Curricular: A Sobrecarga em Termos Coordenativos” com Ricardo Gonçalves e Rui Batalau;

Futebol – “Da conceção à operacionalização de uma ‘ideia de Jogar’” por Rui Duarte, Arlésio Coelho, Miguel Rosa, Ricardo Reis e André Afonso;

Futsal – “Fundamentos do jogo de futsal” por Luís Conceição;

Golfe – “Etapas da Aprendizagem do Golfe –Metas e Didática” com Mário Silva e Nélson Cavalheiro;

Hóquei em Patins – “O Processo de Treino ‘da formação à Competição’ ” com os Treinadores Vasco Vaz e Tiago Sousa;

Karaté – “Tendências no Karate 2020” lecionado por António Oliva;

Natação – “O Treino Técnico de Nadadores - Uma realidade Virtual?” apresentado por Paulo Cunha;

Pedestrianismo e Montanhismo – “Percursos Pedestres e a Prática do Pedestrianismo”, com Rúben Jordão e Pedro Cuiça;

Remo: Os Treinadores numa perspetiva do treino de alto nível, por José Leitão, Albino Silva e José Nunes;

Técnico de Exercício Físico (TEF) – “Treino de Força na Performance Desportiva e Diminuição do Risco de lesões” com José Vilaça;

Voleibol – “Tendências evolutivas no ensino do jogo de Voleibol” por António Guerra.

O 7º Congresso da Confederação de Treinadores de Portugal recomeça este domingo, dia 2 de junho, pelas 09h30, no Auditório do Portimão Arena, onde se realizam 4 Conferências de componente geral, ao longo de toda a manhã.

Programa Completo aqui.

Declarações:

Isilda Gomes - Presidente da Câmara Municipal de Portimão

“É um grande orgulho receber o 7º Congresso da Confederação de Treinadores de Portugal em Portimão. Receber aqui os Treinadores, os principais responsáveis pelos resultados que as equipas portuguesas das diferentes modalidades atingem, obviamente, que é um momento alto, nesta Cidade Europeia do Desporto.”

 

Edite Estrela - Presidente da Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República

“Este Congresso, que se realiza em Portimão – Cidade Europeia do Desporto, gera grande expectativa e satisfação. O Treinador desempenha uma função importantíssima na formação dos Jovens e não só. São eles que incutem as primeiras normas e o espírito desportivo que deve ser cultivado e desenvolvido, especialmente num período em que tanto se fala de Violência no Desporto. Se há palavra que não rima com Desporto é ‘Violência’. Todos devemos fazer um esforço para erradicar a violência do Desporto e os Treinadores desempenham um papel fulcral neste aspeto.”

 

Pedro Sequeira - Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal e Confederação Lusófona de Treinadores

“É um prazer receber tantos Treinadores e tantos profissionais desta área, aqui em Portimão - Cidade Europeia do Desporto. Estão presentes neste evento os representantes dos países Lusófonos, com quem tivemos a 3ª Reunião da Confederação Lusófona de Treinadores. Vão ser dois dias de trabalho excelentes, em que tentámos integrar o máximo de modalidades possíveis. Fomos muito bem recebidos nesta bela cidade de Portimão e pela equipa da Câmara Municipal, a quem agradecemos. Obrigado a todas as entidades e pessoas que ajudaram a tornar este evento possível.”


O Portimão Arena recebe ao longo deste fim-de-semana (1 e 2 de junho) o 7º Congresso dos Treinadores de Portugal. O único Congresso que reúne Treinadores de todas as Modalidades arranca este sábado com Conferências Plenárias com temáticas de cariz generalista, durante a manhã, e Workshops, divididos por modalidade com elementos teóricos e práticos, entre as 14h30 e as 19h30.

Programa Completo aqui.

Acompanhe todos os pormenores do evento na nossa Página de Facebook.



Entrevista com Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores, na antevisão do 7º Congresso de Treinadores!


  • Vcongresso011
  • Vcongresso025
  • JPC6683
  • Vcongresso056
  • Vcongresso013
  • JPC6755
  • Vcongresso053
  • JPC7071
  • JPC5810
  • Vcongresso045
  • JPC6272
  • Vcongresso077
  • JPC6064
  • JPC6007
  • JPC6035
  • Vcongresso038
  • JPC5807
  • Vcongresso073
  • JPC5787

Apoios

  • Antg
  • Atap
  • Ipdj
  • Attp
  • Antremo
  • Antv
  • Anthp
  • Antj
  • Antf
  • Dpsolucoes

Organização

(+351) 214 421 141 (+351) 96 212 28 13 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.