Skip to main content

Ser criativo no desporto

O “Desenvolvimento de contextos facilitadores do comportamento criativo em jovens desportistas” é o tema que Sara Santos vai apresentar no próximo webinar da Escola de Treinadores, já no próximo dia 29 de novembro, terça-feira, das 21 às 23 horas.

A formação é creditada com 0,4 UC para TPTD, online, gratuita, aberta para todos e de inscrição obrigatória AQUI.

As formas de desenvolvimento de contextos facilitadores do comportamento criativo mais especificamente nos jogos desportivos coletivos para jovens atletas e, ainda, as estratégias e cenários variados e completamente inesperados para proporcionar ambientes de aprendizagem desafiantes e imprevisíveis e, assim, potenciar as capacidades adaptativas dos jovens futebolistas é o que a investigadora vai abordar nesta ação de formação.

Sara Santos é Investigadora do CIDESD e Docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e na Universidade da Maia (ISMAI). A sua área de investigação está relacionada com o desenvolvimento de contextos facilitadores do comportamento criativo mais especificamente nos jogos desportivos coletivos. Sara Santos foi galardoada com o prémio Ruth B. Noller 2018, conferido pela Creative Education Foundation, sediada nos EUA - esta distinção reconhece a investigação emergente no domínio da criatividade, a nível mundial. Recentemente, foi distinguida com o Prémio Ciências do Desporto do Comité Olímpico de Portugal e Prémio Investigador Jovem 2021 pela UTAD.

Escola de Treinadores de Portugal, da Confederação de Treinadores de Portugal, é uma escola de formação para treinadores portugueses, lusófonos e comunidade internacional que funciona em ambiente presencial e virtual e que pretende abranger as áreas da formação de treinadores, estágios de treinadores e investigação.