Skip to main content

Comité Olímpico homenageia mães no Dia da Mulher

O Comité Olímpico de Portugal (COP) celebrou este ano o Dia Internacional da Mulher através duma homenagem sentida às mães dos atletas portugueses medalhados em Jogos Olímpicos desde a primeira participação portuguesa em 1912!

Com o mote “As mães estão sempre lá, nas vitórias ou nos momentos difíceis” José Manuel Constantino, presidente do COP, sublinhou “Não me ocorre uma cerimónia com um significado tão importante e tão determinante como aquela que estamos a realizar no dia de hoje. Trata-se de destacar a importância da família no percurso dos atletas e, dentro da família, das mães. Nós conhecemos os atletas, os treinadores, os dirigentes - eu só hoje conheci algumas das mães dos nossos atletas. E elas estão lá, sempre, nas horas boas e nas horas más, nas alegrias e nas tristezas. São colo, são abraço, são almofada, cobertor, são as primeiras adeptas destes e doutros atletas, e são aquelas que mais sofrem. Os atletas também sofrem, elas sofrem à sua maneira, chorando muitas vezes quando as coisas não correm bem, chorando de alegria quando as coisas correm bem. A homenagem às mulheres que são mães é o cumprimento de uma obrigação absolutamente elementar, para destacar a importância que estas pessoas tiveram no percurso desportivo dos seus filhos e das sua filhas. E não é demais sublinharmos e valorizarmos essa importância. É este testemunho que o Comité Olímpico de Portugal, no Dia Internacional da Mulher, vos queria transmitir, agradecendo-vos em nome do desporto nacional, agradecendo-vos em nome do Movimento Olímpico. Mas agradecendo-vos, sobretudo, em nome de Portugal.”

Carolina Mendonça, Diretora Executiva da Confederação de Treinadores de Portugal, e a comunidade desportiva portuguesa marcaram presença nesta cerimónia que se realizou no auditório e foyer do COP.

Conheça todas as homenageadas COP aqui.