Skip to main content

Ciclismo: Gabriel Mendes orienta Maria Martins até ao Bronze no Mundial de Pista

Maria Martins, orientada por Gabriel Mendes, Selecionador Nacional de Ciclismo de Pista, conquistou a Medalha de Bronze na prova de scratch do Campeonato do Mundo de Pista, que está a decorrer em Berlim, Alemanha, até dia 1 de março.

A Atleta, recentemente contratada pela DROPS Cycling, fez história ao ser a primeira medalhada do ciclismo feminino nacional em mundiais de elite. Depois de em outubro ter sido a primeira portuguesa a conquistar uma medalha em Campeonatos da Europa de Elite, Maria Martins continua a fazer história no ciclismo português. A presença em Tóquio está assegurada, o que também será um momento histórico e inédito.

Ligado à Federação desde 2010, Gabriel Mendes, de 40 anos, tem tido um papel importante no percurso da Atleta de 20 anos. “É um momento histórico e muito importante para mim como treinador, o melhor momento de toda a minha carreira. É um orgulho muito grande estar a fazer este percurso com a Maria e ter esta oportunidade enormíssima de fazer história”, admitiu o técnico.

Em entrevista ao jornal Record, Gabriel Mendes explicou o papel do Treinador no período de qualificação: “O nosso trabalho baseia-se na planificação, prescrição e controlo do processo de treino. No fundo, o trabalho que tenho é este, mas não sendo especialistas em tudo, temos muita gente à nossa volta para nos ajudar. Psicologia, nutrição e outras áreas também são muito importantes e tentamos integrá-los ao máximo na vida dos atletas. Em cima de tudo isto está o treinador, que tem um papel de liderança muito importante.”

Após a conquista da Medalha, o Selecionador Nacional mostrou-se satisfeito com a prestação da sua atleta: "A Maria fez uma corrida exemplar, dos pontos de vista técnico e tático. Teve todos os cuidados necessários de colocação e de seguir a roda que nos poderia levar mais à frente, na fase decisiva. Além disso teve a capacidade de não quebrar no momento decisivo. Foi uma corrida fantástica".