Skip to main content

José Uva, o treinador de Patrícia Mamona

A 7 de Março de 2021, em Torun (Polónia), a atleta Patrícia Mamona (portuguesa de ascendência angolana) torna-se Campeã Europeia de Triplo Salto em Pista Coberta com novo recorde nacional de 14,53m.

Muitos artigos, entrevistas e elogios foram feitos à atleta do Sporting Clube de Portugal mas a Confederação de Treinadores de Portugal quer prestar a devida homenagem ao seu treinador: José Uva, que recebeu em 2020 da nossa associada, a Associação dos Treinadores de Atletismo de Portugal (ATAP Atletismo), com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, o prémio de treinador do ano no setor de saltos e provas combinadas. Destacamos que José Uva é treinador de vários atletas do Sporting, com natural destaque para Patrícia Mamona.

Orgulhamo-nos que agora os treinadores de atletas medalhados também já recebam das organizações a respetiva medalha que reconhece o crucial papel que têm no desempenho do atleta!

Mas com este artigo queremos conhecer num flash um pouco mais o TREINADOR que está por trás dessa medalha. Assim criámos a rúbrica PASSAPORTE TREINADOR, que dá a conhecer o perfil do treinador em destaque sendo, depois de várias entrevistas, esses dados alvo de análise!

PASSAPORTE TREINADOR

Nome: José Uva

Modalidade: Atletismo

Grau TPTD (Título Profissional de Treinador de Desporto): Grau III

Formação Académica: Licenciado em Ed. Física e Desporto

Tipologia de Treinador: a tempo parcial

Se respondeu treinador a tempo parcial, qual a sua outra profissão? Professor de Educação Física

Treinador de: Alto rendimento

Há quantos anos é Treinador? 25 anos

Qual a sua filosofia de treino? O nosso maior adversário somos nós próprios. Ser hoje, melhor que ontem.

Qual considera ser a sua principal responsabilidade como treinador? Formar seres humanos e atletas. Levá-los a descobrir e ultrapassar os seus limites.

Que competências desportivas acha fundamentais trabalhar na sua modalidade? Não considero fundamental ter sido atleta para ser bom treinador, no entanto penso que ajuda.

Que competências pessoais considera fundamentais ter como treinador para desenvolver os seus atletas? Ser um exemplo de trabalho, vontade de aprender, ambição, paciência, organização e ética desportiva.

Que experiências de vida o têm ajudado na sua profissão como treinador? Ser pai ensinou-me que os atos valem mil palavras e sem ser exemplo não posso formar ninguém. Ser crente em Deus mostrou-me que nem tudo vem quando desejamos, mas vem. E que as dificuldades e insucessos por que passamos nos preparam para o sucesso e para a glória.