Skip to main content

"Pais informados, pais educados”

A Escola de Treinadores da Confederação de Treinadores de Portugal retomou a atividade com o webinar “Comunicação Treinador – Encarregados de Educação”, que teve uma adesão massiva - foram 450 os participantes nesta formação dada pela treinadora Inês Amado, na noite de quarta-feira, 11 de maio.

Sendo este um tema sempre atual, a responsável pela criação do projeto "Pais informados, pais educados” partiu de uma experiência muito pessoal para chamar a atenção de muitas das dificuldades na comunicação entre os treinadores e os encarregados de educação dos seus atletas. Inês Amado considera que “um encarregado de educação tem o poder de determinar o sucesso ou insucesso de uma escola desportiva”, o que evidencia a importância que a treinadora dá aos pais e encarregados de educação dos seus atletas.

Durante a formação, Inês Amado abordou mais especificamente os quatro pilares essenciais do processo desportivo: os treinadores, a Direção do clube, os atletas e os encarregados de educação. Falou ainda sobre os objetivos do treinador, que necessariamente tendem a divergir dos objetivos dos pais, mas que devem ir de encontro aos objetivos da Direção, pelo que a comunicação entre o treinador e a sua Direção deve ser muito clara. Sobre os encarregados de educação que assumem um papel ativo, Inês Amado indicou algumas estratégias para estabelecer limites aos pais dos atletas, mas nunca deixando de os envolver no processo desportivo, não esquecendo que muitas vezes são os próprios encarregados de educação que acabam por ser uma ajuda ao treinador que está sobrecarregado de funções - a realidade de muitos treinadores, à qual Inês Amado também dedicou algum tempo. A preletora abordou ainda outros temas como a importância das redes sociais, entre outros.

A parte final do webinar foi aberta a perguntas dos participantes, às quais Inês Amado deu resposta.

A Escola de Treinadores continua com a atividade já no próximo dia 25 de maio, com o webinar “Nutrição no Desporto” – informações e inscrição AQUI.