Basquetebol: Sub-20 Portugueses Campeões Europeus (Divisão B)

Basquetebol: Sub-20 Portugueses Campeões Europeus (Divisão B)

André Martins, Treinador da Seleção Nacional de Basquetebol Sub-20, liderou a equipa portuguesa a um inédito Título Europeu. O seu currículo mostra um palmarés de vitórias na modalidade que culmina agora com esta conquista e respetiva subida à divisão A.

A Seleção Nacional de Sub-20 conquistou o Título de Campeã da Europa na divisão B após uma final bastante competitiva contra a República Checa (73-57), disputada em Matosinhos. Rafael Lisboa liderou a equipa ao marcar 21 pontos, conseguindo 7 ressaltos e fazendo 6 assistências.

Segundo o Técnico Luso, “foi um percurso perfeito. Oito jogos de preparação, mais sete no Campeonato da Europa, são quinze vitórias consecutivas. Desde o jogo com Israel que os jogadores começaram a acreditar que podíamos ser muito fortes e ganhámos confiança jogo após jogo e fomos uns justíssimos vencedores".

Este título europeu fica na história destes atletas portugueses que conseguiram sair sempre vencedores dos seus jogos (deixando Seleções como a Geórgia e Rússia para trás). Destaque ainda para Rafael Lisboa (MVP) e Neemias Queta que foram premiados com um lugar no cinco ideal da prova pela FIBA.

Continue a leitura


Projeto de lei nº 146/XIII aprovado na Assembleia da República

Projeto de lei nº 146/XIII aprovado na Assembleia da República

A Confederação de Treinadores de Portugal  informa que hoje, dia 19/07/2019 pelas 16h10, foi aprovado em Reunião Plenária na Assembleia da República o projeto de lei nº 146/XIII - altera o regime de acesso e exercício da atividade de treinador de desporto.

Aguardamos a redação final e publicação em Diário da República.

A Confederação acredita que grande parte das alterações à lei irão beneficiar todos os Treinadores.

Continue a leitura


Portugal é Campeão do Mundo em Hóquei em Patins

Portugal é Campeão do Mundo em Hóquei em Patins

A Seleção Portuguesa de Hóquei em Patins, treinada por Renato Garrido, sagrou-se Campeã Mundial ao vencer a Argentina por 2-1, no desempate por grandes penalidades (onde brilhou o Guarda-Redes luso Ângelo Girão), após um nulo na Final da competição, disputada no Pau Blaugrana, em Barcelona (Espanha). Portugal conquista o seu 16º Título Mundial, 16 anos depois do Mundial de Oliveira de Azeméis.

"Claro que o futebol é um mundo à parte, e nós também adoramos o futebol, mas queremos que a nossa modalidade também seja apoiada e que as nossas vitórias façam sentido. Representamos o País para elevar o nome de Portugal. Esta vitória é do hóquei, mas hoje recebi mensagens de pessoas do futebol, do basquetebol… amigos de todas as modalidades que vibram connosco como nós vibramos com eles" referiu Renato Garrido. "Esta é uma vitória de um grupo de jogadores que interpretaram o trabalho que eu, o Edo Bosh e o Nuno Cerqueira fomos fazendo ao longo de semanas, que sabemos que lhes custou bastante. Foram sempre inexcedíveis, em todos os aspetos. Além de desportistas, estes jogadores têm uma parte humana e só com ela foi possível conseguir o que conseguimos" finalizou o Treinador Nacional.

Depois de ter celebrado o seu 46º aniversário com uma vitória sobre a anfitriã Espanha (campeã em 2017 e uma das favoritas à vitória deste ano), Renato Garrido leva os seus pupilos ao Topo do Mundo.  O atual treinador da Oliveirense (vicecampeã nacional) foi escolhido por Luís Sénica, Presidente Federativo (o Treinador que em 2016 conseguiu quebrar outro jejum ao ser campeão europeu, tornou-se presidente federativo no final de 2018), para liderar a seleção, tendo ao seu lado Edo Bosch, com quem já partilhou muitas conquistas.

Continue a leitura


João Sousa histórico em Wimbledon

João Sousa histórico em Wimbledon

O Tenista português João Sousa, treinado por Frederico Marques, fez história ao alcançar a 4ª Ronda do Torneio de Wimbledon (um dos maiores Grand Slams no ATP Tour). Trata-se da primeira vez que um Tenista Português consegue atingir esta fase da competição inglesa.

O Treinador Frederico Marques mostrou-se satisfeito com a prestação, lembrando o objetivo da temporada: “Um dos principais objetivos do ano passava por voltar a manter presença nos 16 melhores do mundo num Grand Slam e tal já foi alcançado. Já foram duas vezes nos últimos quatro Grand Slams, estamos contentes, mas queremos mais. Estamos a jogar a muito bom nível e fisicamente estamos bem.“

Depois de ultrapassar o inglês Dan Evans (4-6, 6-4, 7-5 e 6-4) e fazer história, João Sousa teve pela frente uma ‘missão quase impossível’: Rafael Nadal. O espanhol, um dos melhores de sempre na modalidade, ultrapassou o atleta vimaranense com triplo 6-2.

Continue a leitura


Seleção Nacional de Corfebol de Praia  sagra-se Campeã do Mundo

Seleção Nacional de Corfebol de Praia sagra-se Campeã do Mundo

A Seleção Nacional de Corfebol de Praia sagrou-se Campeã do Mundo ao derrotar na final a poderosa Seleção da Holanda no IKF Beach Korfball World Cup 2019, que teve lugar em Bonson, em França.

A equipa liderada pela Selecionadora Nacional Isabel Teixeira, esteve em evidência ao longo de toda a prova, superando Marrocos, Inglaterra, França, Hungria, País de Gales, Bélgica e Holanda no seu percurso até ao título Mundial. A Grande Final da prova chegou ao final do tempo regulamentar empatada a 7-7. Nas grandes penalidades, Portugal saiu vitorioso fechando o resultado final em 9-8.

Nas edições 2017 e 2018, Portugal sagrou-se Vice-campeão, definindo-se assim como um adversário de respeito na disciplina recentemente implementada de Corfebol de Praia.

Coadjuvada por Rui Malcata, seu selecionador adjunto, Isabel Teixeira levou no seu plantel: Beatriz Pesca, Carlos Faria (capitão), Catarina Correia, David Falcão, Hugo Fernandes e Isabel Almeida.

Continue a leitura


Treinadores Portugueses destacam-se em Minsk (KARATÉ)

Treinadores Portugueses destacam-se em Minsk (KARATÉ)

Os II Jogos Europeus cumpriram-se entre 21 de junho e 1 de julho, reunindo 4.000 atletas em representação de 50 países em 15 modalidades. Portugal competiu com 98 elementos e respetiva Equipa Técnica Nacional, em Atletismo, Badminton, Futebol de praia, Canoagem, Ciclismo (estrada, contrarrelógio e pista), Ginástica (artística, trampolins, aeróbica e acrobática), Judo, Karaté, Lutas amadoras, Tiro, Tiro com arco, Tiro com armas de caça e Ténis de mesa.

 

KARATÉ (BRONZE)

A karateca Patrícia Esparteiro, treinada pelo Sensei Joaquim Gonçalves, conquistou a Medalha de Bronze, na prova de Kata dos II Jogos Europeus, em Minsk. A atleta do Wolfpack Karate Team derrotou a bielorrussa Maryia Fursava no combate de atribuição do último lugar do pódio, depois de somar 24,68 pontos, contra os 23,68 da adversária.

Antes da competição, o Selecionador Joaquim Gonçalves tinha perspetivado o que podia acontecer: “O grupo de atletas de kata feminino é de elevado nível, das melhores do mundo. De qualquer modo, vamos lutar pelo melhor resultado, tudo pode acontecer para o karate português”.

Patrícia Esparteiro chegou à luta pela medalha de bronze ao concluir a qualificação com 24,79 pontos, atrás da espanhola Sandra Jaime, com 27,44, e à frente da francesa Alexandra Feracci, com 24,60. Na ‘ranking round’, já só com estas três competidoras, Patrícia somou 25,46 pontos, superiorizando-se novamente à rival gaulesa, com 25.000, enquanto a espanhola liderou folgadamente com 27,60, assegurando a disputa pelo ouro.

 

Medalheiro:

Ouro

  1. Carlos Nascimento (Atletismo) nos 100 metros;
  2. Fu Yu (Ténis de Mesa) em singulares femininos;
  3. Seleção Nacional de Futebol de Praia

Prata

  1. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia (Ginástica Acrobática) em combinado;
  2. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia (Ginástica Acrobática) no exercício dinâmico;
  3. Nélson Oliveira (Ciclismo) no contrarrelógio;
  4. Seleção Nacional de Judo na Competição de Equipas Mistas;
  5. Fernando Pimenta (Canoagem) em K1 1000m;
  6. Fernando Pimenta (Canoagem) em K1 5000m;

Bronze

  1. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia (Ginástica Acrobática) na prova de equilíbrio;
  2. Telma Monteiro (Judo) na categoria -57 kg;
  3. Ricardo dos Santos, Cátia Azevedo, João Coelho e Rivinilda Mentai (Atletismo) na estafeta mista 4×400 metros;
  4. Diogo Ganchinho (Ginástica) nos Trampolins;
  5. Seleção Nacional Masculina de Ténis de Mesa no Torneio por Equipas;
  6. Patrícia Esparteiro (Karaté) em Kata.

Continue a leitura


Treinadores Portugueses destacam-se em Minsk (FUTEBOL DE PRAIA)

Treinadores Portugueses destacam-se em Minsk (FUTEBOL DE PRAIA)

Os II Jogos Europeus cumpriram-se entre 21 de junho e 1 de julho, reunindo 4.000 atletas em representação de 50 países em 15 modalidades. Portugal competiu com 98 elementos e respetiva Equipa Técnica Nacional, em Atletismo, Badminton, Futebol de praia, Canoagem, Ciclismo (estrada, contrarrelógio e pista), Ginástica (artística, trampolins, aeróbica e acrobática), Judo, Karaté, Lutas amadoras, Tiro, Tiro com arco, Tiro com armas de caça e Ténis de mesa.

 

FUTEBOL DE PRAIA (OURO)

A Seleção Nacional de Futebol de Praia, treinada por Mário Narciso, conquistou a Medalha de Ouro nos Jogos Europeus, ao golear a Espanha por 8-3 na grande final da prova. Portugal entrou em desvantagem, sofrendo dois golos sem resposta no primeiro período.

A Equipa das Quinas recuperou na segunda parte e dominou a partida até ao fim, “demonstrando coesão, organização e eficácia ofensiva para contrariar todas as movimentações dos espanhóis”, pode ler-se no site oficial da FPF. No final do jogo, Mário Narciso estava satisfeito: “Esta medalha de ouro representa muito para nós, para qualquer atleta. Vir a uma competição destas e ganhar o ouro é quase ouro sobre azul… aqui é ouro sobre verde e encarnado. Tenho de agradecer o sacrifício e a disponibilidade dos jogadores que alinharam praticamente durante o tempo todo e a paciência daqueles que ficaram mais tempo no banco.

 

Medalheiro:

Ouro

  1. Carlos Nascimento (Atletismo) nos 100 metros;
  2. Fu Yu (Ténis de Mesa) em singulares femininos;
  3. Seleção Nacional de Futebol de Praia

Prata

  1. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia (Ginástica Acrobática) em combinado;
  2. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia (Ginástica Acrobática) no exercício dinâmico;
  3. Nélson Oliveira (Ciclismo) no contrarrelógio;
  4. Seleção Nacional de Judo na Competição de Equipas Mistas;
  5. Fernando Pimenta (Canoagem) em K1 1000m;
  6. Fernando Pimenta (Canoagem) em K1 5000m;

Bronze

  1. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia (Ginástica Acrobática) na prova de equilíbrio;
  2. Telma Monteiro (Judo) na categoria -57 kg;
  3. Ricardo dos Santos, Cátia Azevedo, João Coelho e Rivinilda Mentai (Atletismo) na estafeta mista 4×400 metros;
  4. Diogo Ganchinho (Ginástica) nos Trampolins;
  5. Seleção Nacional Masculina de Ténis de Mesa no Torneio por Equipas;
  6. Patrícia Esparteiro (Karaté) em Kata.

Continue a leitura


Treinadores Portugueses destacam-se em Minsk (GINÁSTICA)

Treinadores Portugueses destacam-se em Minsk (GINÁSTICA)

Os II Jogos Europeus estão a decorrer entre 21 de junho e 1 de julho, reunindo 4.000 atletas em representação de 50 países em 15 modalidades. Portugal compete com 98 elementos e respetiva Equipa Técnica Nacional, em Atletismo, Badminton, Futebol de praia, Canoagem, Ciclismo (estrada, contrarrelógio e pista), Ginástica (artística, trampolins, aeróbica e acrobática), Judo, Karaté, Lutas amadoras, Tiro, Tiro com arco, Tiro com armas de caça e Ténis de mesa.

 

GINÁSTICA (PRATA, PRATA, BRONZE e BRONZE)

ACROBÁTICA: Treinadas por Lourenço França, as ginastas acrobatas Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia conquistaram 2 Medalhas de Prata (em combinado e no exercício dinâmico) e 1 Medalha de Bronze (prova de equilíbrio). O Treinador Nacional Lourenço França, que desempenha funções de Diretor Técnico no Acro Clube da Maia, revelou que o grupo "sonha todos os dias com uma coisa destas", com as medalhas em importantes provas internacionais, principalmente quando "envolve o trabalho de quatro anos".

"Passa pela cabeça conseguir algo assim, mas desta forma confesso que não. Sábado, ficámos a menos de uma décima da medalha de ouro e hoje termos chegado aos 29 pontos.... é espetacular. Chegar a este ponto com duas atletas universitárias, em medicina e outra psicologia, conciliar a vida delas...as ginastas belgas [medalha de ouro] são profissionais", acrescentou.

TRAMPOLIM: O ginasta Diogo Ganchinho, Treinado por Luís Santos, conquistou a Medalha de Bronze em Trampolim individual nos Jogos Europeus. O ginasta do Sporting, que é campeão da Europa em título, garantiu o pódio com 58.660 pontos, apenas atrás do bielorrusso Ulaszislau Hancharou (60.045) e do russo Mikhail Melnik (59.435).

 

Medalheiro:

Ouro

  1. Carlos Nascimento (Atletismo) nos 100 metros;
  2. Fu Yu (Ténis de Mesa) em singulares femininos;

Prata

  1. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia (Ginástica Acrobática) em combinado;
  2. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia (Ginástica Acrobática) no exercício dinâmico;
  3. Nélson Oliveira (Ciclismo) no contrarrelógio;
  4. Seleção Nacional de Judo na Competição de Equipas Mistas;
  5. Fernando Pimenta (Canoagem) em K1 1000m;
  6. Fernando Pimenta (Canoagem) em K1 5000m;

Bronze

  1. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia (Ginástica Acrobática) na prova de equilíbrio;
  2. Telma Monteiro (Judo) na categoria -57 kg;
  3. Ricardo dos Santos, Cátia Azevedo, João Coelho e Rivinilda Mentai (Atletismo) na estafeta mista 4×400 metros;
  4. Diogo Ganchinho (Ginástica) nos Trampolins.

Continue a leitura


Treinadores Portugueses destacam-se em Minsk (TÉNIS DE MESA)

Treinadores Portugueses destacam-se em Minsk (TÉNIS DE MESA)

Os II Jogos Europeus estão a decorrer entre 21 de junho e 1 de julho, reunindo 4.000 atletas em representação de 50 países em 15 modalidades. Portugal compete com 98 elementos e respetiva Equipa Técnica Nacional, em Atletismo, Badminton, Futebol de praia, Canoagem, Ciclismo (estrada, contrarrelógio e pista), Ginástica (artística, trampolins, aeróbica e acrobática), Judo, Karaté, Lutas amadoras, Tiro, Tiro com arco, Tiro com armas de caça e Ténis de mesa.

 

TÉNIS DE MESA (OURO)

A mesa-tenista portuguesa Fu Yu, orientada por António Jorge Fernandes na Seleção Nacional, conquistou a segunda Medalha de Ouro para Portugal nos Jogos Europeus em Minsk. A número 34º do ténis de mesa, atualmente ao serviço dos franceses do Metz TT, garantiu igualmente a 11.ª vaga para Portugal nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

A atleta nasceu na China em 1978 e começou a jogar a modalidade com apenas sete anos, tendo-se mudado para Espanha aos vinte. Volvidos três anos, em solo português, foi contratada pelo GD Estreito da Madeira. Com mais de vinte anos de carreira, naturalizou-se em agosto de 2013 e tornou-se na primeira portuguesa a alcançar uma medalha internacional, nos Europeus de Scwechat, na Áustria.

Nos últimos anos, Fu Yu tem sido orientada pelo conceituado treinador do Clube Desportivo São Roque, António Jorge Fernandes, Treinador da Seleção Feminina de Ténis de Mesa. O Madeirense tem contribuído ativamente para os bons resultados alcançados pelo Ténis de Mesa Nacional, tendo constado entre os nomeados para o prémio de “Treinador do Ano” da Confederação de Desporto de Portugal.

A equipa masculina portuguesa ainda tem a hipótese de conquistar uma Medalha durante este fim-de-semana.

 

Medalheiro:

Ouro

  1. Carlos Nascimento (Atletismo) nos 100 metros;
  2. Fu Yu (Ténis de Mesa) em singulares femininos;

Prata

  1. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia (Ginástica Acrobática) em combinado;
  2. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia (Ginástica Acrobática) no exercício dinâmico;
  3. Nélson Oliveira (Ciclismo) no contrarrelógio;
  4. Seleção Nacional de Judo na Competição de Equipas Mistas;
  5. Fernando Pimenta (Canoagem) em K1 1000m;
  6. Fernando Pimenta (Canoagem) em K1 5000m;

Bronze

  1. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia (Ginástica Acrobática) na prova de equilíbrio;
  2. Telma Monteiro (Judo) na categoria -57 kg;
  3. Ricardo dos Santos, Cátia Azevedo, João Coelho e Rivinilda Mentai (Atletismo) na estafeta mista 4×400 metros;
  4. Diogo Ganchinho (Ginástica) nos Trampolins.

Continue a leitura


Treinadores Portugueses destacam-se em Minsk (CANOAGEM)

Treinadores Portugueses destacam-se em Minsk (CANOAGEM)

 

Os II Jogos Europeus estão a decorrer entre 21 de junho e 1 de julho, reunindo 4.000 atletas em representação de 50 países em 15 modalidades. Portugal compete com 98 elementos e respetiva Equipa Técnica Nacional, em Atletismo, Badminton, Futebol de praia, Canoagem, Ciclismo (estrada, contrarrelógio e pista), Ginástica (artística, trampolins, aeróbica e acrobática), Judo, Karaté, Lutas amadoras, Tiro, Tiro com arco, Tiro com armas de caça e Ténis de mesa.

 

CANOAGEM (PRATA e PRATA)

Fernando Pimenta, expoente máximo da Canoagem portuguesa, treinado por Hélio Lucas, conquistou 2 Medalhas de Prata (K1 1000m e K1 5000m) nos II Jogos Europeus de Minsk 2019. O Canoísta somou as 2 Medalhas no espaço de pouco mais de 24 horas, depois de na quarta-feira ter alcançado a prata em K1 1000, repetiu o feito esta quinta-feira (27 junho), desta feita em K1 5000. Apesar do desgaste, o pupilo de Hélio Lucas passou toda a prova entre os lugares da frente e chegou mesmo a liderar na reta final, tendo sido ultrapassado pelo húngaro Balint Kopasz, que levou o ouro, tal como tinha acontecido na prova de K1 1000 metros.

Com este resultado, o Canoísta Português chegou à sua 88ª Medalha Internacional. Este marco histórico é também responsabilidade do seu técnico, Hélio Lucas. O Treinador, distinguido no inicio do ano pela Confederação de Desporto de Portugal como “Treinador do Ano”, acompanha o Atleta desde pequeno, conforme contou ao COP, antes do arranque dos ‘Jogos’: “Antes de entrar mesmo para a faculdade, aos meus 18 anos, queria fazer o curso de Desporto, mas gostava tanto da Canoagem que me recordo que reprovei nos testes físicos só para ser um ano treinador e para ajudar um clube! E sempre, desde os 17 ou 18 anos, estive ligado ao treino. Gostei do treino, gostei, só queria ser Treinador. Ainda sem grande formação, mas procurava simpósios, conferências, tudo para tentar aprender mais um bocadinho. Com 22 ou 23 anos, isto já lá vão uns vinte e tal anos, trabalhei com alguns treinadores que estavam na equipa nacional, em estágios de juniores e cadetes. Fui colhendo alguma experiência, fui trabalhando num clube, com alguns atletas que já estavam na equipa nacional e depois apareceu o Fernando Pimenta. Peguei no Fernando desde pequenino e tenho-o acompanhado até agora, como sénior.”

 

 

Medalheiro:

Ouro

  1. Carlos Nascimento (Atletismo) nos 100 metros;
  2. Fu Yu (Ténis de Mesa) em singulares femininos;

Prata

  1. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia (Ginástica Acrobática) em combinado;
  2. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia (Ginástica Acrobática) no exercício dinâmico;
  3. Nélson Oliveira (Ciclismo) no contrarrelógio;
  4. Seleção Nacional de Judo na Competição de Equipas Mistas;
  5. Fernando Pimenta (Canoagem) em K1 1000m;
  6. Fernando Pimenta (Canoagem) em K1 5000m;

Bronze

  1. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia (Ginástica Acrobática) na prova de equilíbrio;
  2. Telma Monteiro (Judo) na categoria -57 kg;
  3. Ricardo dos Santos, Cátia Azevedo, João Coelho e Rivinilda Mentai (Atletismo) na estafeta mista 4×400 metros;
  4. Diogo Ganchinho (Ginástica) nos Trampolins.

Continue a leitura


Contactos

Secretariado
  • Email
    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Morada

Rua Thomaz de Mello, 2B
2770-167 Paço d’Arcos

Comunicação

Carolina Mendonça
  • Email
    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Powered by [dp]Soluções