Skip to main content

Sessão de Encerramento - 10º Congresso

Nuno Perestrelo, antigo jornalista do jornal A Bola e atualmente diretor de Comunicação da Sport Integrity Global Alliance, encerrou o congresso, fazendo, em jeito de conclusão, uma visita às ideias principais que ficaram dos vários painéis.

Colocando uma tónica especial no plano estratégico 2022/2032 apresentado por Pedro Sequeira, presidente da Confederação, e cujo objetivo maior é o reconhecimento da profissão de treinador (quer do ponto de vista social, quer na perspetiva jurídica), Nuno Perestrelo resumiu os dois dias de trabalho como muito produtivos.

A homenagem a Jorge Braz, logo após a sessão de abertura, acabou por servir de mote ao congresso, até porque a intervenção seguinte, subordinada ao tema “Comunicação e Liderança do Treinador” foi por si dirigida. O Selecionador nacional de futsal partilhou as suas ideias sobre liderança e deixou no ar uma das frases chave do congresso: “Nós só existimos para servir os outros. Essa é, talvez, a principal missão do treinador”.

Seguiu-se o painel “TREINADOR: RECONHECIMENTO DA PROFISSÃO”, com Pedro Sequeira, presidente da Confederação e Lorraine Lafreniere, CEO da Coaching Association of Canada. Sequeira apresentou o plano estratégico 2022/32, solicitando a participação de todos os treinadores para que este seja representativo da especificidade de cada modalidade, e reforçou a ideia de ética e deontologia são a trave-mestra do caminho que os treinadores querem seguir.

Lorraine Lafreniere apresentou a realidade canadiana e deixou uma mensagem aos portugueses: “não deixem que o vosso sistema de certificação seja revogado”.

O painel “O TREINADOR DE JOVENS” focou-se no impacto que os treinadores têm na aprendizagem dos jovens atletas, e debateu questões sempre atuais: porque razão os “melhores” não trabalham com os jovens? Os perigos da campeonite também foram abordados, com os presentes a concordarem que ganhar é importante, mas mais ainda é competir, semana após semana, de modo a moldar o caráter.

O “REGIME JURÍDICO DA PROFISSÃO DE TREINADOR” seguiu-se na agenda de trabalho, com especialistas na matéria a deixarem claro que é fundamental que o Estado português crie regras claras que regulem não só a profissão de treinador como a de todos os elementos que integram equipas técnicas. Exemplos internacionais foram analisados e os participantes mostraram-se inclinados para que o modelo ideal seja o que está em implementação em Espanha.

COMO OS TREINADORES DESENVOLVEM AS COMPETÊNCIAS PARA O MERCADO DE TRABALHO?” foi o tema que se seguiu. Neste painel, sob moderação de Pedro Sequeira, dois especialistas em recrutamento admitiram que ao analisarem currículos de candidatos a empregos dão sempre prioridade a atletas. Afinal, dizem, estes trazem consigo características fundamentais: pontualidade, capacidade de superação, disciplina, entre outras.

O segundo dia do congresso abriu com a sessão “SER TREINADOR”, na qual Ana Rita Gomes, Alexandre Pinto e Carlos Resende conversaram sobre as especificidades da carreira, criando especial interesse a enumeração das características que consideravam essenciais para o sucesso: comunicação, liberdade, respeito, justiça, coerência, liderança e, em parte, obsessão pelo trabalho…

O penúltimo painel foi dedicado ao tema “SAÚDE MENTAL NO DESPORTO” e neste, especialistas em psicologia (Ana Bispo Ramires e Duarte Araújo) revisitaram com os treinadores José Uva e Jorge Braz conceitos básicos, como a importância positiva da psicologia no treino, e como uma boa preparação dos atletas pode levar a resultados positivos. Afinal, todos concordaram, é preciso saúde física – e também mental – para que os atletas se apresentem ao mais alto nível.

O último painel focou-se n’ “O TREINADOR JOVEM” e permitiu à plateia mergulhar no que são as dificuldades do início de uma carreira, e como se processa a evolução na mesma.

Veja todas as fotos do 10º Congresso na Galeria. Recordamos a todos os que participaram, tanto presencial como de forma online, que todas as sessões do 10º Congresso de Treinadores estão disponíveis durante seis meses na plataforma de transmissão AQUI, para ver ou rever e depois ficarão disponíveis no canal Youtube da Confederação de Treinadores.