Skip to main content

A Brincadeira como Veículo para o Desenvolvimento: saiba como foi!

A Escola de Treinadores da Confederação de Treinadores de Portugal promoveu recentemente mais um webinar dedicado à formação de treinadores que trabalham com a infância. Sob o tema “A Brincadeira como Veículo para o Desenvolvimento”, a sessão foi dinamizada por Filipe Duque, profissional com vasta experiência na área da pedagogia e atividade física infantil.

O evento contou com a participação de 769 treinadores, provenientes de um vasto leque de modalidades. No total, estiveram representadas 47 modalidades desportivas, o que evidencia a diversidade e o interesse dos treinadores na formação contínua e na partilha de conhecimentos interdisciplinares. Com foco no trabalho com crianças entre os 3 e os 6 anos de idade, o webinar destacou a importância da brincadeira estruturada como meio pedagógico fundamental para o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. Recorrendo às Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), o formador defendeu uma abordagem global e integrada, centrada no bem-estar da criança e no estímulo à autonomia, criatividade, linguagem e cooperação.

Entre os temas abordados estiveram:

  • A importância de criar ambientes seguros e estimulantes, que promovam o movimento e o prazer em aprender.
  • A definição de rotinas e tarefas de curta duração, adaptadas à realidade das crianças, evitando tempos mortos e promovendo a participação ativa.
  • A utilização de materiais diversificados, que potenciem diferentes estímulos sensoriais e motores, como bolas, vortex, alvos fixos e móveis, ou superfícies com diferentes níveis de instabilidade. 
  • A planificação intencional das sessões, com momentos de acolhimento, brincadeira livre, circuitos motores, lançamento de objetos, e atividades de regresso à calma.

Filipe Duque sublinhou ainda o papel das sessões Festands, eventos lúdico-pedagógicos abertos às famílias, onde as crianças exploram estações de atividade em ambiente festivo e descontraído, promovendo a ligação entre escola, comunidade e prática desportiva. 

Durante o webinar foi também apresentado o projeto DESpertar, um estudo desenvolvido pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto com crianças dos Açores. Os dados revelam uma elevada taxa de excesso de peso e obesidade entre as crianças (42% nas meninas e 43% nos meninos), alertando para a necessidade urgente de combater a inatividade física e o declínio da proficiência motora, acentuados pela pandemia.

A sessão foi marcada pela partilha de boas práticas e estratégias simples, mas eficazes, que qualquer treinador, educador ou técnico pode implementar no terreno, sempre com um foco claro: brincar com intencionalidade pedagógica, de forma inclusiva, significativa e divertida.