Skip to main content

Atletismo: 3 Medalhas no Europeu de Corta-Mato - José Santos, DTN da FPA destaca trabalho coletivo dos Treinadores da Federação e dos Clubes

A Seleção Nacional de Atletismo conquistou 3 Medalhas de Bronze no 26º Campeonato da Europa de Corta-Mato, realizado no Parque da Bela Vista, em Lisboa. Seniores femininos, Sub20 masculinos e Mariana Machado (sub20) foram os autores dos resultados que não sucediam desde 2013. Em declarações exclusivas à Confederação de Treinadores de Portugal, o Diretor Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) - José Santos, destaca o trabalho coletivo realizado pelos Treinadores da Federação e dos Clubes:

“Os resultados alcançados foram bastante bons e são fruto do trabalho desenvolvido pelo Treinadores individuais de cada atleta, nos clubes a que cada um pertence e consequentemente pela equipa Técnica da federação. Todos nós temos a nossa ‘quota parte’ de responsabilidade nos resultados, para o bem e para o mal. É um trabalho em que todos temos de contribuir, como um todo, nunca individualmente. Penso que o trabalho desenvolvido pelos Técnicos dos clubes e da federação foi bem feito e foram selecionados os melhores atletas. O nosso meio-fundo, a nível dos juniores, esteve muito bem, posicionando-se num patamar bastante alto a nível europeu, o que já não acontecia há alguns anos. Apresentámo-nos em nossa casa e preparámos a prova de modo a estarmos bem para esta fase.”

Com cerca de meia seleção em estreia, Portugal melhorou em vários casos as suas melhores prestações dos últimos anos, passando a somar 59 medalhas no historial da competição. Os melhores desempenhos surgiram nas provas dos escalões mais jovens (sub20) e nas seniores femininas, mas as estreias foram positivas e prometem mais para o futuro da modalidade.

“Registe-se, também, que em relação à prova de seleção, quase todos os que estiveram presentes nessa competição melhoraram os seus registos, como prova da aposta que fizeram com os seus treinadores, num conjunto de iniciativas que foram promovidas pelo selecionador nacional desde o início da época, com vários momentos de concentração e mini-estágios”, pode ler-se no site oficial da FPA.

“Foi um campeonato que foi disputado no nosso país e pelos resultados e organização que teve, que foi excelente, nos deixa bastante orgulhosos. Ganhámos 3 Medalhas, o que considero um resultado muito bom. Nas outras disciplinas, além dos jovens, também tivemos bons resultados. A equipa feminina sénior também teve um belíssimo resultado, mesmo sem estarmos na nossa maior força. Houve atletas que não puderam estar presentes, encontrando-se em provas no estrangeiro a tentar garantir os mínimos para os Jogos Olímpicos, que é a competição mais importante. Desde os técnicos dos clubes, aos da federação, aos restantes elementos da equipa técnica, como os biomecânicos, os fisiologistas, entre outros, todos contribuem para este sucesso”, concluiu José Santos.

Equipa Técnica envolvida no 26º Campeonato da Europa de Corta-Mato:

Team leader: José Regalo | Oficiais: José Santos | Responsável técnico: António Sousa | Treinadores: Sameiro Araújo, Ricardo Ribas, Paulo Murta, Rui Silva, Rui Militão, Diogo Sousa, Rui Ferreira e Pedro Rocha | Apoio médico: Pedro Silva, Ricardo Paulino e António Vieira | Outros treinadores (não incluídos na equipa): Acácio Paixão, Alfredo Pinheiro, Álvaro Costa, Bruno Jesus, Carlos Monteiro, Carlos Silva, Celestino Semedo, Delfim Conceição, Emanuel Brandão, Francisco Soares, Joaquim Neves, Luís Pinto, Mário Rato, Mário Santos, Nogueira da Costa, Paulo Barrigana, Paulo Dias, Paulo Paixão, Susana Silva.