Skip to main content

Paulo Pereira leva Portugal à Melhor Classificação de Sempre no Europeu de Andebol

Paulo Pereira continua a fazer história enquanto Treinador da Seleção Nacional de Andebol. Depois do acesso à segunda fase do Campeonato da Europa (deixando para trás a França), a equipa das quinas garantiu a Melhor Classificação de Sempre (5º ou 6º lugar) na prova, que também dá acesso ao Torneio Pré-Olímpico e ao Apuramento direto (como Cabeça-de-Série) para os Playoffs do Campeonato do Mundo (evitando a fase de grupos de qualificação).

Portugal arrancou a fase principal do Europeu de Andebol com um triunfo expressivo sobre a Suécia (35-25), mas os desaires com Islândia (28-25) e Eslovénia (29-24) impediram a passagem às meias-finais. Esta quarta-feira, 22 de janeiro, a Seleção Nacional regressou às vitórias, ultrapassando a Hungria (34-26), na última jornada da ronda principal. Com este triunfo, Portugal assegurou a melhor prestação de sempre (no mínimo termina em sexto lugar), melhorando a 7ª posição alcançada em 2000.

Fizemos história porque conseguimos chegar ao nosso objetivo inicial que era superar o nosso melhor resultado de sempre. Já o fizemos. Ainda por cima, com direito a estar num Pré-Olímpico. Para nós é excecional. Próximo objetivo: ir aos Jogos Olímpicos. É difícil, praticamente impossível. Mas é como o que conseguimos aqui. Ninguém acreditava. Estamos a surpreender. Este grupo de atletas tem sido fantástico. Tem tido altos e baixos, normais numa competição destas. Uma vénia para eles”, afirmou o Treinador Paulo Pereira no final da partida com a Hungria.

A histórica participação portuguesa termina este sábado, com o jogo do 5º/6º lugar perante a Alemanha. Seja qual for o desfecho, a Melhor Classificação de Sempre está assegurada, permitindo sonhar com os Jogos Olímpicos.