Skip to main content

José Tomaz leva Cabo Verde a apuramento inédito para o Mundial

O Treinador Português José Tomaz qualificou a Seleção Cabo-verdiana de Andebol, pela primeira vez na história, para o Campeonato do Mundo 2021. O Técnico Luso orientou Cabo Verde no 24.º Campeonato das Nações Africanas, que decorreu na Tunísia, alcançando o 5º lugar e garantido a presença histórica no Mundial.

Na sua primeira participação no Campeonato Africano das Nações de Andebol, Cabo-Verde garantiu o apuramento depois do triunfo sobre a República Democrática do Congo por 32-30. Além da qualificação, com essa vitória, os pupilos de José Tomaz alcançaram o jogo pelo 5º/6º lugar, onde voltaram a triunfar perante Marrocos, por 37-28, terminando numa histórica 5ª posição.

 

Portugal: Paulo Pereira termina participação histórica em 6º lugar

A participação histórica da Seleção Portuguesa no Campeonato da Europa de Andebol terminou no sábado. Com Paulo Pereira no comando técnico, Portugal finalizou na 6ª posição, a Melhor Classificação de Sempre, depois de um encontro equilibrado que terminou com triunfo germânico (27-29 a favor da Alemanha).

Com o fim da competição, começa o sonho olímpico para Paulo Pereira. A classificação alcançada no Europeu permite à equipa das quinas apurar-se diretamente para os Playoffs do Campeonato do Mundo (como Cabeça-de-Série e evitando a fase de grupos de qualificação) e dá acesso ao Torneio Pré-Olímpico, o próximo grande desafio da Seleção Portuguesa.

Paulo Pereira admitiu que o objetivo traçado é “difícil, praticamente impossível. Mas é como o que conseguimos aqui. Ninguém acreditava. Estamos a surpreender. Este grupo de atletas tem sido fantástico”. Os adversários na prova já são conhecidos: França, Croácia e Tunísia. O Torneio cumpre-se de 17 a 19 de abril, em França, onde a turma de Paulo Pereira quer continuar a surpreender e a sonhar.