Skip to main content

Há fumo branco nas modalidades coletivas de pavilhão!

Com o objetivo de continuar a debater a retoma dos treinos e das competições reuniram mais uma vez hoje, dia 10 de Julho, a Direção Geral de Saúde (DGS), a Secretaria de Estado da Juventude do Desporto e as 5 Federações das modalidades coletivas que representam 55% dos atletas federados em Portugal.

As 5 federações de andebol, basquetebol, futebol (futsal), hóquei em patins e voleibol têm trabalhado em conjunto, desde o início do surto do COVID-19, para negociar com a tutela e DGS propostas de apoio ao Desporto tendo hoje sido finalizada a análise ao Protocolo Orientador de Regresso aos Treinos e Competições – Covid-19 - que carece ainda de aprovação de Conselho de Ministros no final de Julho.

Assim, segundo o comunicado conjunto das 5 federações que pode ler na integra AQUI concluiu-se que, durante a atual fase de treino condicionado, é permitida a partilha de bola nas modalidades coletivas de pavilhão, desde que garantida a sua repetida limpeza e desinfeção mantendo-se a regra do distanciamento de 3 metros entre praticantes.

Estas e outras medidas de prevenção serão publicadas na atualização à Orientação no 030/2020 da DGS, que está a ser finalizada por este organismo.

Diz o comunicado que "As competições de equipas seniores estão previstas ter início a partir de 22 Agosto de 2020, sem público, o que, a verificar-se, implicará que o treino sem restrições para este escalão poderá ter início a partir de 1 de agosto 2020. As equipas de formação continuarão na atual fase de treino condicionado, aguardando pelo resultado da avaliação da retoma gradual dos escalões seniores" tendo a Confederação sabido que a data prevista do treino sem restrições poderá ser 1 de Setembro.


A Confederação de Treinadores fica extremamente satisfeita com esta notícia uma vez que também tem trabalhado arduamente para desbloquear apoios para os treinadores e solicitado uma definição dum calendário de retoma do Desporto .

De facto, desde o início da pandemia e entre outras actividades, a Confederação de Treinadores solicitou reuniões ao Conselho Nacional do Desporto (onde a Confederação tem acento tendo sido marcada, entretanto, para o próximo dia 14 de Julho), ao Ministro da Educação (que tutela o Desporto) e à Assembleia da República onde reuniu com a Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto e Grupos Parlamentares.