Skip to main content

Dia do Treinador - 25 de Setembro

A 25 de Setembro comemorou-se o Dia do Treinador e a Confederação de Treinadores de Portugal assinalou uma vez mais a data através de uma ação de formação com os treinadores medalhados José Uva e Ivo Quendera, numa conversa sobre "A importância do treinador" moderada por Pedro Sequeira. A Tribuna de Honra do Estádio Nacional do Jamor foi o local escolhido para assinalar a data num evento que contou com a presença do Dr. Vítor Pataco, Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., em representação do Governo e ao qual também assistiram online todos aqueles que se inscreveram.

José Uva, treinador de Patrícia Mamona e vencedores da Medalha de Prata no Triplo Salto nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 deixou uma mensagem a todos os colegas treinadores: "Gostava de dizer a todos os treinadores que não se isolem e que se tiverem dúvidas de alguma coisa, que perguntem. Se tiverem a facilidade de se oferecerem para ser adjuntos, estagiários de um colega mais experiente, que o façam porque o conhecimento fica para sempre e por tentativa e erro aprende-se muito mais devagar do que se recebermos os conhecimentos de outra pessoa, mas pensem pela vossa cabeça", advertiu. 

Ivo Quendera, treinador de Norberto Mourão e vencedores da Medalha de Bronze na Paracanoagem nos 200 metros VL2 dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, também deixou uma mensagem semelhante: "Procurem uma rede de trabalho colaborativo, procurem pessoas à vossa volta que possam trabalhar e que queiram fazer parte de um projeto de equipa, ou seja, não falem do projeto como vosso, falem de uma equipa de trabalho. Procurem interagir com outros treinadores, com outros colegas que tenham, se tiverem oportunidade de ter outros agentes também ligados ao desporto que possam de certa forma ajudar-vos no vosso caminho, haver uma interação e uma aprendizagem mútua, façam-no porque a aprendizagem é uma coisa que não deve ser individual, é algo que pode ser exponenciada e pode ser superlativada se for feita com pares, com uma equipa. Quanto mais informação, quanto mais diversidade e tipos de conhecimentos das pessoas que vocês tenham na vossa rede de trabalho colaborativo tragam, maior será a vossa evolução e maior será a vossa aprendizagem", considerou.

A ação de formação pode ser vista ou revista  AQUI .