Skip to main content

Treinadores portugueses conquistam 6 medalhas nos Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025

Com um número recorde numa só edição só - seis medalhas - foi notável a participação da Missão Portuguesa nos Jogos Surdolímpicos Tóquio2025. Portugal alcançou três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. No atletismo as três medalhas foram todas obtidas por Margarida Silva, de ouro nos 800m e 5.000m e de prata nos 1.500m. No ciclismo, André Soares conquistou a medalha de prata no contrarrelógio individual e foi bronze na corrida de pontos. No judo foi Joana Santos que conquistou o ouro na categoria de -57kg, revalidando o título conseguido há três anos em Caxias do Sul, no Brasil.

Margarida Silva é treinada por Fernando Ferreira; o treinador de André Soares é Valter Sousa e Júlio Marcelino é o treinador de Joana Santos.

A Missão Portuguesa integrou os treinadores Berenice Vila, João Ferrão e António Fonseca Antunes no Atletismo, Valter Sousa no ciclismo, Júlio Marcelino no judo, Nuno Quintanilha e Fernando Couto na natação e Sara Antunes no tiro.

Mais do que o número de medalhas conquistadas, Portugal regressou a casa ainda com nove diplomas.

A Missão Portuguesa integrou 13 atletas, de cinco modalidades - atletismo, ciclismo, judo, natação e tiro –, que estiveram a competir de 15 a 26 de novembro, em Tóquio, no Japão. Os Jogos Surdolímpicos Tóquio2025 juntaram cerca de 3.000 atletas com deficiência auditiva.

A Confederação de Treinadores felicita a Missão Portuguesa aos Jogos Surdolímpicos pelo extraordinário desempenho e resultado!

Fernando Ferreira - treinador de Margarida Silva

João Ferrão - treinador que orientou Margarida Silva nos Jogos Surdolímpicos

Valter Sousa - treinador de André Soares

Júlio Marcelino - treinador de Joana Santos (foto de CM Faro)